Como jogar sinuca - Mata-mata

A Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca apresenta diversas regras em sua página oficial. Aqui, para garantir horas de diversão, vamos apresentar um dos jogos mais simples de se jogar em uma mesa de sinuca, ele se chama Mata-mata.

Ela é indicada principalmente para principiantes, crianças e grupos de amigos que queiram apenas relaxar sem grandes compromissos com regras mais intrincadas. O nome varia de região para região mas, em geral, é chamada de Mata-mata. Nessa modalidade, temos 2 conjuntos de cores com 5 bolas cada (divididas em pares e ímpares) e uma bola branca, que será a responsável por ¿matar¿ as bolas do adversário.

Em um extremo da mesa, arruma-se as 10 bolas em formato de triângulo apontando para a outra ponta da mesa, enquanto isso, no outro extremo, fica a bola branca (tacadeira). A primeira tacada, chamada de ¿estouro¿, tem como objetivo espalhar as bolas agrupadas o máximo possível e, claro, matar uma das bolas. Caso alguma bola da tacada de estouro caia na caçapa, o jogador fica responsável por matar somente bolas similares. Se a bola que caiu for par, o jogador só pode matar bolas pares e, se for ímpar, só mata ímpar.

Se a bola branca (tacadeira) cai na caçapa, o jogador que errou a tacada deve derrubar uma bola do adversário. Cada uma das 10 bolas tem uma cor e um valor correspondente. Logo, cada bola que cai tem seu valor somado à pontuação do jogador. O jogo termina quando todas as bolas destinadas a um dos jogadores foram encaçapadas. Somam-se os pontos e temos um vencedor.

Conheça o seu taco

Parte grossa do taco (pegada) – a maioria dos tacos têm diâmetro de 12 mm a 13 mm (mais comum) nessa parte. Para pessoas com mãos pequenas, uma pegada menor é mais confortável. A pegada se estende de 25 a 40 cm antes de afunilar em direção à ponta (parte fina do taco). Quanto mais curta a ponta mais firme é a tacada. A maioria dos tacos possui 1,5 m de comprimento, mas você pode mandar fazer tacos sob medida para você.

A postura correta para jogar sinuca

s brincadeiras com jogadores desastrados que deixam os tacos voarem longe é famosa em desenhos animados e nos filmes. Mas sabia que nem é tão complicado assim aprender a empunhar o taco e acertar nas bolas?

Segure a parte grossa do taco com sua mão dominante, com a palma virada para cima. Ache o ponto na pegada em que o taco está balanceado igualmente. Segure a pegada 3 cm atrás desse ponto. Faça um círculo com seu dedão e o indicador com sua mão não dominante.

Coloque o taco no meio desse círculo e o descanse no topo do seu dedo médio, atrás da junta. Estique seu dedinho, dedo anelar e dedo médio para criar um suporte como um tripé. Posicione a parte da mão que forma a junção entre o dedão e o dedo indicador. Levante um pouco o outro lado da mão. Assuma a postura correta.

Posicione o pé que está do mesmo lado de sua mão não dominante na frente. Posicione seu outro pé 60 cm atrás do pé da frente. Gire o corpo ligeiramente para fora da mesa para que não atrapalhe na tacada.

Acerte a bola

Passe o giz no bico do taco antes de cada tacada como se tivesse passando um pincel. Evite girar o giz na ponta. Na hora de segurar o taco, ele deve ficar ao lado do seu corpo, assim você vai controlar melhor os movimentos. No momento de fazer a tacada, você deve aumentar a velocidade assim que se aproxima da bola e dar uma batida seca. Uma dica: o taco deve continuar em seu curso e quase tocar a mesa na posição inicial da bola e não deve diminuir a velocidade até que o bico tenha acertado a bola.Pronto, agora que você já aprendeu o básico sobre como jogar sinuca, é hora de encaçapar algumas bolinhas.

Boa diversão!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrutabar/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrutabar/www/wp-includes/functions.php on line 3783