Xadrez

Jogo de tabuleiro
O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas. O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário.
Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.

Modo de jogar

A Melhor Estrutura para jogar xadrez (Home Game)

Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro. Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal. A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção. O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal. A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro.
A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada. É por isso que se costuma usar o xadrez como analogia para quaisquer outras ações de estratégias, como as ações políticas.

Gamão

O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. 

O tabuleiro de Gamão tem 24 triângulos chamados casas ou pontos. Cada conjunto de seis triângulos adjacentes constitui um quadrante. As casas de 1 a 6 constituem o quadrante interior ou o home board. As casas de 7 a 12 constituem o quadrante exterior ou o outer board.
Cada jogador começa a partida com 15 peças, 2 dados, 1 copo e um dado especial chamado “Dado de Apostas”. 

Início do jogo

No início do jogo, as peças são colocadas da seguinte forma:
No início da partida, lança um só dado ao mesmo tempo que o seu adversário. O jogador cujo o dado tiver mais pontos começa a jogar, devendo utilizar os 2 dados para avançar. No caso dos dados apresentarem o mesmo valor, cada um dos dois jogadores deve lançar de novo o seu dado.

Movimentação das Peças

Os jogadores lançam alternadamente os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças no número de casas equivalente ao valor apresentado de cada um dos dois dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, tem as seguintes opções:

  • Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.
  • Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 2 casas.
  • Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.
  • Avançar a mesma peça 4 e depois 2 casas.

Casa Fechada

Para que a movimentação seja possível a casa de chegada não pode estar fechada. Uma casa de chegada está fechada quando é ocupada por 2 peças ou mais do adversário.

Pode movimentar livremente as suas peças para:

  • Uma casa vazia.
  • Uma casa ocupada por uma ou várias peças da sua cor.
  • uma casa ocupada por uma única peça adversária.

Retirar as suas peças

Apenas pode retirar as suas peças quando tiver todas as suas peças dentro do seu quadrante interior (bear off).
A saída de uma peça do jogo é definitiva. Caso uma das suas peças seja conquistada enquanto começava a retirar as suas peças do jogo, não poderá retirar mais nenhuma até que a sua peça na barra regresse ao seu quadrante interior.

Recolocar as peças no tabuleiro

Se tiver uma ou mais peças na barra deverá colocá-las em jogo antes de poder movimentar o resto das suas peças. Para recolocar uma peça no tabuleiro, o valor dos dados deve permitir o alcance de uma casa de chegada que não esteja fechada. Uma peça sobre a barra retorna ao jogo no quadrante interior do seu adversário.
Se o resultado dos seus dados apenas permitir alcançar casas fechadas, não pode avançar. Passa então a vez e deve esperar até à sua próxima vez para tentar entrar novamente no jogo.

Resultados e Ganhos

O ganho inicial de uma partida é de 1 ponto. Este ponto é ganho pelo primeiro jogador que consegue retirar todas as suas peças. No entanto, um jogador que sinta que está em vantagem pode a qualquer altura propor dobrar a aposta. O adversário pode então:

  • Abandonar: ele abandona imediatamente a partida e perde consequentemente 1 ponto.
  • Aceitar: neste caso, a partida continua e os ganhos são duplicados.

Nota: apenas o jogador que aceitou o convite para dobrar a aposta pode propor dobrar novamente a aposta.

Atenção! Se movimentar apenas uma peça, não pode movimentar a peça directamente 6 casas.

Deve obrigatoriamente efectuar o deslocamento em 2 vezes: 4 casas e depois 2 ou 2 casas e depois 4.
Caso o valor de ambos os dados lançados for o mesmo (ex: 3 e 3), deve avançar duas vezes o valor total dos dados.

Portanto se os valores dos dados forem 3-3 pode movimentar 4 vezes as suas peças 3 casas.

Damas

O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado.
O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. Também joga-se dams em um tabuleiro de 100 casas, com 20 pedras para cada lado – Damas Internacional.

EmpateA captura é obrigatória

Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas.
A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças
Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama.
Na execução do lance do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não é permitido capturar duas vezes a mesma peça.
Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

Empate

Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.

Finais de:

  • 2 damas contra 2 damas;
  • 2 damas contra uma;
  • 2 damas contra uma dama e uma pedra;
  • Uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrutabar/www/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/agrutabar/www/wp-includes/functions.php on line 3783